Título:  XIII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – XIII EPEM

Conexões entre a prática docente e a pesquisa em Educação Matemática 10 a 13 de maio de 2017

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO

Autoras: Iris Aparecida Custódio, Rosangela Eliana Bertoldo Frare, Caio Leardini Grillo

Resumo:

O presente minicurso objetiva proporcionar o compartilhamento de experiências do Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat), sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental II e Médio, a partir de tarefas que envolvem a percepção de relações numéricas, a identificação de regularidades em sequências de padrões figurativos ou não e o trabalho com relações funcionais. Está organizado em quatro momentos: apresentação do grupo e das concepções teóricas adotadas; proposição da sequência de tarefas aos participantes; socialização dos resultados; exposição de alguns registros de alunos para discussão. Esperamos com esta proposta, possibilitar aos participantes reflexões sobre o ensino da álgebra, bem como, sobre a importância da escolha, da condução e da socialização de tarefas potenciais para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos referidos níveis de ensino. Acreditamos ser indispensável ao trabalho do professor, conhecer novas experiências e compartilhar as suas.