NACARATO, Adair Mendes, PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. A formação do professor que ensina matemática, perspectivas e pesquisas. 1.ª ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2008.

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

perspectivas e pesquisas

Organizadoras:  Adair Mendes Nacarato e Maria Auxiliadora Viela Paiva

Com a preocupação de fomentar a discussão e a reflexão sobre a formação do professor que ensina Matemática, este livro traça um painel de perspectivas sobre o tema e apresenta resultados de pesquisa sobre a formação docente no campo da Educação Matemática. Em compasso com a demanda da profissionalização docente, os autores debruçam-se sobre diversos pontos que interessam a quem está envolvido com a área, ao lançar luzes às seguintes questões: formação inicial e continuada de professores de Matemática, relação dos docentes com o saber e com a prática pedagógica, constituição da identidade profissional, processos colaborativos para o desenvolvimento pessoal e profissional, entre outras. “A compreensão dos professores sobre processos de desenvolvimento humano, da mesma forma que sobre a aprendizagem, é importante para que possam ter um manejo de aula adequado; selecionar tarefas apropriadas e guiar o processo de aprendizagem dos alunos.”

Adquira esse livro através do link:

LINK 1

NACARATO, Adair M.; GOMES, Adriana A. Molina; GRANDO, Regina Célia.  Experiências com Geometria na escola básica: narrativas de professores em  (trans)formação. 1.ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.

EXPERIÊNCIAS COM GEOMETRIA NA ESCOLA BÁSICA

NARRATIVAS DE PROFESSORES EM TRANS(FORMAÇÃO)

Organizadoras:  Adair Mendes Nacarato, Adriana Aparecida Molina Gomes e Maria Auxiliadora Regina Célia Grando

O livro traz narrativas de professores da escola básica, participantes de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria, localizado institucionalmente na Universidade São Francisco. O grupo é constituído por professores acadêmicos, professores de matemática da escola básica, pós-graduandos em Educação e graduandos em matemática. O livro traz as experiências de seus participantes, bem como discussões epistemológicas do pensamento geométrico. Esse livro destina-se a formadores de professores e professores da escola básica.

Adquira esse livro através do link:

LINK 1

Adair M.; GRANDO, Regina Célia. Estatística e Probabilidade na Educação Básica: Professores Narrando sua Experiências. 1.ª ed. Mercado de Letras/Campinas, 2013

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

PROFESSORES NARRANDO SUAS EXPERIÊNCIAS

Organizadoras:  Adair Mendes Nacarato e Regina Célia Grando

Esta publicação revela o fazer integrador entre a produção científica e o processo de ensino e aprendizagem da escola. Comprova a importância do trabalho colaborativo entre a universidade e a escola através de um processo dialógico entre pesquisadores e professores, que supera as orientações e as intervenções e auxilia, de fato, os professores a se constituírem pesquisadores, investigadores de sua própria prática. Ao narrar o seu fazer pedagógico, o(a) professor(a) explicita sua capacidade produtiva de promover aprendizagem em estocástica, traduzindo para a ação docente e discente as recomendações e as discussões presentes no cenário nacional e internacional das pesquisas em educação estocástica… Constitui-se em uma contribuição importantíssima para a educação matemática, em particular, para o contexto brasileiro, devido à socialização de tarefas que muito auxiliarão os colegas professores a repensarem suas aulas e a perceberem que o trabalho com estatística e probabilidade precisa ir muito além da construção e da leitura de tabelas e gráficos e/ou do trabalho com jogos, se quisermos promover uma educação estocástica que permita o desenvolvimento de um pensamento científico mais elaborado e a leitura de sua realidade com maior amplitude. (Celi Espasandin Lopes)

Adquira esse livro através do link:          

LINK 1