NACARATO, Adair M.; CUSTÓDIO, Iris A. (Org.). O Desenvolvimento do pensamento algébrico na educação básica [livro eletrônico]: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018.

O Desenvolvimento do Pensamento Algébrico na Educação Básica: Compartilhando Propostas de Sala de Aula com o Professor que Ensina (Ensinará) Matemática

Grupo Colaborativo em Matemática – Grucomat

Organizadoras:  Adair Mendes Nacarato e Iris Aparecida Custódio

Esta obra visa compartilhar propostas de sala de sala de aula para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, por meio da divulgação das tarefas elaboradas ou adaptadas pelo grupo e dos resultados obtidos com o trabalho em sala de aula. Ela é a primeira publicação resultante do terceiro projeto do Universal desenvolvido pelo grupo: “A videogravação de aulas de matemática como ferramenta para a pesquisa em formação docente: produção e análise de vídeos” (Projeto Universal CNPq – Processo 475848/2012-8), iniciado em 2012, que tinha como foco a formação do professor a partir da análise de aulas.

Para esse projeto contamos com a interlocução de diferentes pesquisadores, na forma de encontros, seminários e palestras: Arthur Powell (Rutgers University/USA), Beatriz D’Ambrosio (Miami University/ USA), Lurdes Serrazina (Escola Superior de Educação/ESE, Lisboa), Ana Maria Boavida (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal/Portugal), Paola Sztajn (North Carolina State University), Emmanouil Dafermakis (Manolis Dafermos – Universidade de Creta/Grécia) e Alessandro Ribeiro (UFABC). Como no grupo há professores e profissionais (coordenadoras e diretoras) de diferentes níveis de ensino, discutimos propostas que pudessem contribuir para a sala de aula da Educação Infantil ao Ensino Médio e, até mesmo, Superior, no que se refere às licenciaturas em Pedagogia e Matemática. Nosso maior desafio, sem dúvida, foi pensar em tarefas para os estudantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Link para acesso: 

http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_desenv.pdf

NACARATO, Adair M.; CUSTÓDIO, Iris A. (Org.). Narrativas de aulas de Matemática de uma comunidade de investigação como prática de formação docente [livro eletrônico].1. ª ed. – Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, 2019.

NARRATIVAS DE AULAS DE MATEMÁTICA DE UMA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM

Organizadoras:  Adair Mendes Nacarato e Iris Aparecida Custódio

A obra, composta por 16 capítulos, pretende, por meio de narrativas de práticas e textos teóricos, divulgar o resultado do projeto: “A videogravação de aulas de Matemática como ferramenta para a pesquisa em formação docente: produção e análise de vídeos” (Projeto Universal CNPq – Processo 475848/2012-8), desenvolvido pelo Grupo Colaborativo em Matemática – Grucomat, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Ela é destinada a professores que ensinam Matemática, desde a Educação Infantil aos anos finais da Educação Básica; a formadores de professores que atuam em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática; e a professores que trabalham com a formação continuada. Esta obra é a segunda publicação resultante do terceiro projeto do Universal: “A videogravação de aulas de matemática como ferramenta para a pesquisa em formação docente: produção e análise de vídeos” (Projeto Universal CNPq – Processo 475848/2012-8), iniciado em 2012, que tinha como foco a formação do professor a partir da análise de aulas.


Ebook disponível aos sócios da SBEM.