Título: MEU LIVRO DO TEMPO: NARRATIVAS E DESENHOS DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoras: Selma N Vilas Boas e Adair Mendes Nacarato
Resumo:
O artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo analisar os desenhos e as narrativas de crianças de 4 a 6 anos, quando envolvidas na discussão do conceito de tempo. O recorte aqui apresentado centra-se na etapa final da pesquisa em sala de aula, nos momentos de produção do Meu livro do tempo. A pesquisa foi realizada numa turma de Educação Infantil da rede municipal de uma cidade do interior paulista. Apoia-se na perspectiva histórico-cultural e toma como fonte de dados as narrativas e os desenhos produzidos pelas crianças. A análise apoia-se em indícios de apropriação de marcadores temporais pelas crianças, bem como na explicitação de práticas culturais relacionadas ao tempo – cronológico e vivido.
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Título: PRODUZINDO E RESOLVENDO PROBLEMAS A PARTIR DO FIO DE CONTAS: UMA EXPERIÊNCIA ENTRE CLASSES DO PRIMEIRO ANO
Autoras: Selene Coletti
Resumo:
A presente comunicação é resultado das discussões realizadas no âmbito do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC), – na Universidade São Francisco do qual faço parte como professora pesquisadora e que vem me possibilitando constantemente rever a minha prática e lançar o meu olhar para o letramento matemático, objeto de nossos estudos, presente no cotidiano da sala de aula. O trabalho com o fio de contas surgiu em um de nossos encontros, adaptando uma ideia da professora Dra. Ana Maria Boavida, da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setubal de Portugal, com o objetivo de trabalhar os números através do fio de contas e algumas ideias da adição e conservação para depois utilizar a reta numérica como apoio na resolução de problemas. No entanto, neste texto nosso foco será nas trocas de experiências ocorridas entre as classes do primeiro ano que permitiram aos alunos rever sua maneira de resolver os problemas de forma que o outro pudesse compreender suas ideias. O fio de contas foi utilizado por mim e outra professora, de outra escola, também do 1º ano. Surgiu a ideia dos alunos produzirem problemas a serem resolvidos com o fio e a troca dos mesmos entre as classes.
Título: THE ROLE OF LANGUAGE IN BUILDING PROBABILISTIC THINKING
Autoras: Adair Mendes Nacarato e Regina Célia Grando
Abstract
This paper is based on research that investigated the development of probabilistic language and thinking by students 10-12 years old. The focus was on the adequate use of probabilistic terms in social practice. A series of tasks was developed for the investigation and completed by the students working in groups. The discussions were video recorded and complemented by the students’ written notes. The analysis was carried out under a historical-cultural perspective. We have identified how some notions about frequency, chances, possibility and probability are intuitive and how others are mistaken. Subjectivist probabilistic thinking is present in students’ ideas, and this indicates the need to develop teaching approaches that confront and overcome these ideas.
Link: https://iase-web.org/documents/SERJ/SERJ13(2)_Nacarato.pdf
Título: A ESTOCÁSTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E DE FORMADORES
Autoras: Adriana Costa e Adair Mendes Nacarato
Resumo:
O presente artigo traz um recorte de uma pesquisa que investigou como professores deMatemática em exercício percebem a inserção da estocástica na sua formação e na suaprática profissional, e como formadores de professores percebem a inserção daestocástica na formação dos professores de Matemática. O material de análise consistiudas respostas dadas a um questionário por 30 professores de escolas públicas e privadasna região de Jundiaí/SP e das transcrições de entrevistas com quatro formadores (trêsdo sexo feminino e um do masculino). A análise evidenciou que a formação inicial oucontinuada não tem contribuído para que o professor construa um repertório de saberesque lhe possibilite atuar com segurança diante do desafio de formar o pensamentoestocástico de seus alunos. Mesmo assim, alguns professores têm buscado, com auxílio do livro didático ou de outros materiais, inserir conteúdos de Estatística em suas salas de aula.
Link: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5092
Título: UM CONTEXTO DE TRABALHO COLABORATIVO POSSIBILITANDO A EMERGÊNCIA DOS PROCESSOS DE ARGUMENTAÇÃO E VALIDAÇÃO EM GEOMETRIA
Autoras: Adair Mendes Nacarato, Regina Célia Grando e Jorge Luís Costa
Resumo:
O presente texto analisa os processos de argumentação e validação em geometria, mobilizados por um grupo de trabalho colaborativo constituído por professores acadêmicos e da escola básica, alunos da graduação e pós-graduação. Esse grupo, durante quatro anos, dedicou-se a estudos e pesquisas sobre geometria. Sua constituição foi decorrente da constatação de o quanto essa área de conhecimento ainda continua ausente da prática pedagógica e da formação docente. Um dos focos de discussão do grupo, presente neste artigo, refere-se a algumas concepções do que sejam provas na matemática escolar, principalmente com a utilização de ambientes computacionais. Defende-se que, para chegar a uma prova formal, os alunos necessitam vivenciar contextos de aprendizagem marcados por processos de argumentação e validação na escola básica. Essa discussão é complementada com a apresentação de uma experiência do grupo resolvendo um problema sobre sólidos geométricos truncados, decorrente de um ambiente marcado por verdades provisórias. Busca-se evidenciar o quanto o trabalho colaborativo possibilita a circulação, a negociação e a apropriação de significados geométricos e contribui para a produção de saberes docentes.
Link: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/3810/1/ARTIGO_ContextoTrabalhoColaborativo.pdf
Título: COMPARTILHANDO SABERES EM GEOMETRIA:INVESTIGANDO E APRENDENDO COM NOSSOS ALUNOS
Autoras: Regina Célia Grando, Adair Mendes Nacarato e Luci Mara Gotardo Gonçalves
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo discutir as atuais tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria na educação básica, tomando como foco o trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de estudos e pesquisas sobre esse campo de saber, na Universidade São Francisco (Itatiba, SP). Para esta discussão selecionamos uma tarefa exploratório-investigativa envolvendo os conceitos de área e perímetro do quadrado, elaborada de modo colaborativo no grupo e aplicada por alguns de seus participantes em suas respectivas salas de aula. Destacamos uma dessas experiências,realizada numa turma de 7.ª série, sob responsabilidade da professora de matemática Luci Mara, participante do grupo e co-autora deste artigo. A análise compartilhada desta experiência no grupo evidenciou a importância de considerar como válidas as diferentes formas que os alunos encontram para registrar e argumentar sobre suas estratégias, hipóteses e conclusões.
Título: INVESTIGAÇÃO COMPADRÃO POSSIBILITANDO A ARGUMENTAÇÃO EAGENERALIZAÇÃO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autoras: Carla Cristiane Silva Santos, Patrícia Martins de Oliveira
Resumo:
O presente relato traz o resultado de uma experiência com tarefas de padrões desenvolvidas no 4º ano do Ensino Fundamental. As tarefas escolhidas fazem parte do conjunto de atividades elaboradas no GRUCOMAT (Grupo Colaborativo em Matemática) da Universidade São Francisco, Itatiba-SP, do qual as autoras fazem parte. Astarefas foramelaboradase discutidasno ano de 2013, as quais tratamdas fitas coloridas a partir dos estudos do livro de Holt, Rinehart e Winston ( 2006 ). Os alunos que participaram são crianças entre 9 e 10 anos do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular da rede SESI de Bragança Paulista-SP, que atende aproximadamente 894alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médiotendo como formadorade professoresuma das autoras.O recorte apresentado aqui analisa como os alunos se posicionaram frente a atividade desenvolvida e também o movimento da professora diante uma nova proposta, ou seja, o trabalho com os padrões. As tarefas foram planejadaspara serem desenvolvidas em duas horas-aula, porém devido aobom desenvolvimento da atividade e o envolvimento dos estudantes realizamos a atividade em três horas aulas.
Título: O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Minicurso)
Autoras: Carla Cristiane Silva Santos, Kátia Gabriela Moreira
Resumo:
O presente minicurso foi elaborado a partir de uma investigação de mestrado em andamento, que tem por objetivo investigar quais indícios de pensamento algébrico podemos identificar nas estratégias de resolução a partir das percepções de regularidades por crianças de anos iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de desenvolver uma discussão acerca das possibilidades de trabalho com o pensamento algébrico nos anos iniciais, organizamos o minicurso a partir da seleção de algumas tarefas que visam à percepção de regularidades, a socialização de ideias e significações que são potencializadoras na construção do pensamento algébrico. A ideia é envolver os participantes na realização das tarefas, promovendo a reflexão e análise das mesmas em confronto com alguns excertos dos movimentos da investigação junto aos alunos. Por fim, será realizada uma discussão acerca das tarefas desenvolvidas, para destacar as possibilidades e a importância do trabalho com o pensamento algébrico nas séries iniciais.
Título: A ESCRITA NAS AULAS MATEMÁTICA POSSIBILITANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS (Texto)
Autoras: Carla Cristiane Silva Santos, Kátia Gabriela Moreira, Daniela Dia dos Anjos
Resumo:
Este texto apresenta um recorte da pesquisa de mestrado que é vinculada ao Programa Observatório da Educação(OBEDUC)que se constitui pela parceria do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (PPGSSE/USF) com escolas públicas da região de Itatiba. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do segundo semestre de 2015em uma turma de 3° Ano do Ensino Fundamental. Nesse âmbito, busca-se investigar quais indícios de pensamento algébrico podemos identificar nas estratégias de resolução a partir das percepções de regularidades por crianças de anos iniciais do Ensino Fundamental. Para essa comunicação, selecionamos um dos episódios da pesquisa que consiste na socialização das ideias dos alunos referentes às aprendizagens e significações possibilitadas pelo o primeiro momento da sequência de tarefas, objetivando identificar quais aprendizagens estavam sendo construídas pelas crianças com relação à sequência de tarefas que priorizavam o desenvolvimento do pensamento algébrico. As análises nos apontam o quanto a dinâmica possibilitou o desenvolvimento do pensamento algébrico e apropriação dos conceitos pelos alunos evidenciando a potencialidade da tarefa de retomaras ideias já trabalhadas, expressar em palavra e formalizar na escrita, pois além de essencial na elaboração conceitual colocou os alunos como protagonistas da própria aprendizagem.
Título: ALGEBRIZANDO A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO DE REGULARIDADES: O PENSAMENTO RELACIONAL (Relato)
Autoras: Carla Cristiane Silva Santos
Resumo:
Este relato, a análise de um caso, visa apresentar uma experiência com tarefas de álgebra numa sala de aula de um 7º Ano de uma escola privada, na qual a autora atuava como orientadora de estudos. A tarefa aqui relatada foi elaborada pelo Grupo Colaborativo em Matemática (GRUCOMAT) da Universidade São Francisco. O GRUCOMAT tem 13 anos de existência e nos três últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre o ensino da álgebra. O grupo tem elaborado tarefas envolvendo regularidades, padrões e relações entre operações equivalentes, visando o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos, desde a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para este relato foi selecionado um episódio ocorrido durante o desenvolvimento de uma tarefa, que tinha por objetivo identificar as possíveis generalizações que os alunos faziam durante as investigações com tarefas que envolviam o pensamento relacional, em particular, os sentidos que eles atribuiam ao sinal de “igual”. A análise do material produzido (registro dos alunos e transcrição da videogravação) evidencia que os alunos, ao discutirem o sentido do sinal de igual, identificaram as regularidades e as relações existentes entre as operações de adição e subtração.
Título: COMPARTILHANDO SABERES EM GEOMETRIA: INVESTIGANDO E APRENDENDO COM NOSSOS ALUNOS
Autoras: Regina Celia Grando, Adair Mendes Nacarato, Luci Mara Gotardo Gonçalves
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo discutir as atuais tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria na educação básica, tomando como foco o trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de estudos e pesquisas sobre esse campo de saber, na Universidade São Francisco (Itatiba, SP). Para esta discussão selecionamos uma tarefa exploratório-investigativa envolvendo os conceitos de área e perímetro do quadrado, elaborada de modo colaborativo no grupo e aplicada por alguns de seus participantes em suas respectivas salas de aula. Destacamos uma dessas experiências, realizada numa turma de 7a série, sob responsabilidade da professora de matemática Luci Mara, participante do grupo e co-autora deste artigo. A análise compartilhada desta experiência no grupo evidenciou a importância de considerar como válidas as diferentes formas que os alunos encontram para registrar e argumentar sobre suas estratégias, hipóteses e conclusões.
Título: THE PRODUCTION OF PEDAGOGICS NARRATIVES AS A FORMATIVE PROCESS IN CONTEXT OF COLLABORATION
Autoras: Adair Mendes Nacarato, Iris Aparecida Custódio, Rosangela Bertoldo Frare
Abstract
This text aims to present evidence of how collaboration constitutes an educational practice and facilitates the professional development of mathematics teachers. For this purpose, it discusses fragments of the narrative of a teacher who participates in a collaborative group and works in a Brazilian public school with high school students (14 to 17-year-olds). We debate the Vygotskian and Bakhtinian concepts of collaboration as practices of education and the role of pedagogic narratives as devices of teacher education. The analysis shows the extent to which the teacher appropriated the principles defended in the group, of a social culture in mathematics classes, as well as the discourses circulating in it, acted as a co-builder of mathematical knowledge with her students, exerted agency, and developed professionally.
Título: Le rôle de l’interaction verbale pour l’acquisition de la pensée algébrique dans l’enseignement primaire
Autoras: Adair Mendes Nacarato, Daniela Dias dos Anjos, Carla Cristiane Silva Santos et Kátia Grabriela Moreira
Résumé de l’article
L’objectif de ce travail a été d’analyser les interactions verbales élèves-enseignantes mettant en évidence le rôle du langage dans le développement de la pensée algébrique dans une perspective historicoculturelle. Les interactions ont eu lieu grâce à des tâches dont la construction se basait sur la perception des régularités dans des suites non numériques. Cette recherche a été réalisée dans le cadre d’un partenariat entre des enseignantes de l’école primaire et des chercheurs associés à un master académique. Elle a été développée en contexte réel avec 29 élèves (8-9 ans) de 3 année de l’école primaire.
Les données recueillies montrent que les interactions verbales élèvesenseignantes favorisent le développement de la pensée algébrique sans l’introduction du langage mathématique (Mason, 2007; Radford, 2013, 2014).
Link : https://www.erudit.org/fr/revues/ncre/2017-v20-n3-ncre04255/1055728ar/
Título: Iconicidade: a produção de significações para o desenvolvimento do pensamento algébrico por alunos do 7.° ano
Autores: Jefferson Tadeu Godoi Pereira; Adair Mendes Nacarato
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida em uma sala de aula do 7. ° ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, na qual o professor atuou como pesquisador. Este recorte tem como objetivo apontar indícios do processo de iconicidade para o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir das interações e das mediações em sala de aula. Os instrumentos de produção de dados consistiram de: videogravação de aula, registros dos alunos e diário de campo do pesquisador. O processo analítico, centrado em um episódio com sequência recursiva, pautou-se na abordagem histórico-cultural e nos estudos relativos ao pensamento algébrico. Como resultados, destacam-se o quanto a mediação é central na produção das significações e o quanto os alunos recorrem a tarefas desenvolvidas anteriormente para produzir novas generalizações.
Título: A produção de significados para um texto de problema por alunos de um primeiro ano do Ensino Fundamental
Autoras: Kátia Gabriela Moreira; Adair Mendes Nacarato
Resumo
Este estudo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou como as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental produzem significados matemáticos quando inseridas em práticas de letramento matemático escolar com foco em resolução de problemas. São analisados, neste artigo, excertos de uma prática de alfabetização matemática na perspectiva do letramento visando a um trabalho sistemático diante da leitura e da produção de significados para o texto de um problema. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a pesquisadora estabeleceu uma parceria com uma professora de um primeiro ano do Ensino Fundamental, que disponibilizou sua sala de aula como cenário de investigação. Os dados aqui analisados foram produzidos por videogravação de discussões orais em sala de aula e diário de campo da pesquisadora. As análises apontam que a existência de um trabalho específico com o texto do problema possibilita aos alunos uma maior facilidade na leitura e compreensão dos textos matemáticos.
Link: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/276
Título: El desarrollo del pensamiento algebraico en estudiantes al inicio de la escolarización
Autoras: Kátia Gabriela Moreira; Adair Mendes Nacarato
RESUMEN
El presente artículo se centra en el movimiento de producir de significados relacionados al pensamiento algebraico. La investigación fue realizada a lo largo del año lectivo 2017 en una clase de primer año de Educación Básicai – que comprende niños de seis años de edad – compuesta por 26 alumnos de una escuela municipal del interior del estado de São Paulo, Brasil. Para la documentación de la investigación, las clases de la profesora-investigadora fueron grabadas en video sirviendo de apoyo para la escritura de narrativas pedagógicas. En estas narrativas se realiza el análisis microgenético dirigido hacia los indicios que permiten la interpretación de los episodios observados, permitiendo la aproximación a los procesos referentes al desarrollo del pensamiento algebraico de los alumnos. El análisis muestra que los alumnos del primer año de educación básica comprometidos en una cultura social de salón de clase de matemática enmarcada en la problematización, y en la cual son protagonistas de su propio proceso de aprendizaje, son capaces de generalizar el patrón de la secuencia por medio del lenguaje materno.
Link: https://www.camjol.info/index.php/RyR/article/view/10894
Título: Indícios de significação a partir de diferentes sistemas semióticos no pensamento algébrico
Autores: Jefferson Tadeu de Godoi Pereira; Adair Mendes Nacarato
Resumo
O presente artigo é recorte de uma investigação realizada em uma sala de aula do 7.° ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Trata-se de uma investigação da própria prática, de abordagem qualitativa, que se apoia na perspectiva histórico-cultural e nos estudos de Luis Radford para a discussão da elaboração do pensamento algébrico. O objetivo deste texto é analisar os indícios do processo de produção de significados com a utilização de diferentes sistemas semióticos para a representação do pensamento algébrico. Foram videogravadas aulas pautadas na resolução de problemas, tendo como foco a construção de generalizações algébricas, a partir da observação de sequências simbólico-numéricas. A análise de um episódio interativo ocorrido durante o processo de síntese das produções dos alunos envolvendo um dos problemas propostos revelou indícios de significação para a utilização da linguagem algébrica formal.
Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8665274
Capítulo de Livro: O pensamento relacional: algebrizando com as barras Cuisenaire
Autoras: Carla Cristiane Silva Santos; Adair Mendes Nacarato
Título do livro: Pesquisa em educação matemática, cultura e formação docente: perspectivas contemporâneas. Organizado por Klinger Teodoro Ciríaco; Priscila Domingues de Azevedo; Marcielli de Lemos Cremoneze.
Publicado por Pedro & João Editores, 2021.
Resumo
Este capítulo apresenta recorte da pesquisa de mestrado de Carla Cristiane Silva Santos, que teve como foco o desenvolvimento do pensamento algébrico de estudantes do 3º ano do ensino fundamental. A pesquisa tomou como referência algumas tarefas que foram elaboradas pelo Grucomat, com a criação de outras pela pesquisadora, as quais passaram pela análise e discussão dos participantes do Grucomat. O movimento da pesquisa foi compartilhado no grupo, cujos participantes puderam trazer análises e contribuições para o seu desenvolvimento. Essa dinâmica possibilitou caracterizar a pesquisa como sendo de natureza colaborativa. O recorte apresentado visa analisar o movimento de interações na sala de aula, no diálogo entre a professora, a pesquisadora e os estudantes, com destaque para o papel da palavra para o desenvolvimento do pensamento relacional, um dos pilares do pensamento algébrico, a partir do uso das barras Cuisenaire.
Título: A importância do movimento de sala de aula para a dinâmica de elaboração de tarefas visando o desenvolvimento do pensamento proporcional
Autores: Rosangela Eliana Bertoldo Frare, Caio Leardini Grillo, Iris Aparecida Custódio
Título: Indícios do pensamento proporcional nos anos iniciais do ensino fundamental, pós-pandemia, através de uma situação-problema
Autoras: Gisele Adriana Bassi, Bianca Maria Cogni Blanco
Título: Da avaliação da aprendizagem em processo à prova paulista: a prova de matemática da 3ª série do ensino médio
Autoras: Rosangela Eliana Bertoldo Frare, Cidinéia da Costa Luvison
Título: Proporcionalidade e educação especial: uma experiência com a receita de bolinho de chuva
Autora: Cidinéia da Costa Luvison
Título: Brincadeira pipoca – educação infantil e o pensamento proporcional
Autoras: Selma Nascimento Vilas Boas, Débora Savio dos Santos Godoi, Marta Rosa Gonçalves da Silva
Título: Formación docente apoyada en la discusión de tareas algebraicas
Autoras: Diana Milena Escobar Franco, Lucía Zapata-Cardona, Adair Mendes Nacarato
Título: O potencial da colaboração para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
Autoras: Adair Mendes Nacarato, Iris Aparecida Custódio, Kátia Gabriela Moreira
Resumo
Este O texto é o quarto capítulo da coletânea Tendências na Educação Matemática para a formação de professores – Parte 1, organizada por Daniella Assemany e Gabriela F. Brião e publicada pela Mercado de Letras. No capítulo, as autoras apresentam resultados de uma pesquisa longitudinal, sobre desenvolvimento do pensamento algébrico dos anos iniciais do ensino fundamental ao ensino médio, realizada no âmbito do Grucomat. O capítulo focaliza as aprendizagens docentes, o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática quando inserido em um grupo de trabalho colaborativo. As autoras buscam indícios de como a colaboração promove o desenvolvimento profissional do professor, constituindo um rico espaço de formação.
ISBN 978-85-7591-819-7
Título: A colaboração como potencializadora do desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
Autoras: Adair Mendes Nacarato
Resumo
Este texto refere-se à participação da Profa. Adair Mendes Nacarato na mesa redonda “Formação de professores que ensinam Matemática”, no IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, realizado na PUC-SP, em dezembro de 2022 e publicado nos Anais do evento em 2023. O texto tem como foco o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, participantes de um grupo colaborativo de estudos e pesquisas. O desenvolvimento profissional pressupõe aprendizagens e, portanto, processos de transformação das práticas do professor. Dentre as diferentes possibilidades de potencializar esse desenvolvimento, destaca-se o trabalho em grupos de natureza colaborativa como espaço de aprendizagens e reflexões sobre as práticas de ensinar-aprender matemática. No texto são apresentados resultados de investigações desenvolvidas num grupo colaborativo (Grucomat) que agrega professores de diferentes níveis de ensino (da educação infantil ao ensino médio). O grupo adota a metodologia de trabalho da design research (DR) e teacher design research (TDR). Essa metodologia apoia-se num ciclo contínuo de estudos, elaboração de tarefas, desenvolvimento dessas tarefas em sala de aula, registros audiogravados e escritos das aulas, análise e avaliação das potencialidades das tarefas e das aprendizagens dos professores envolvidos. A colaboração se faz presente em todos os ciclos da DR. Ao final de cada ciclo, os professores participantes do Grucomat produzem narrativas de suas práticas (narrativas pedagógicas), as quais são compartilhadas no grupo, de forma escrita ou oral (as reuniões do grupo são audiogravadas). As narrativas pedagógicas e os excertos das reuniões do grupo constituem o material de análise. Nesse movimento há indícios de aprendizagens dos professores e, portanto, de desenvolvimento profissional, na perspectiva TDR.
Título: A colaboração como potencializadora do desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
Autoras: Kátia Gabriela Moreira, Adair Mendes Nacarato
Resumo
Este artigo, produto da tese de doutorado de Kátia Gabriela Moreira, orientada pela Profa. Adair Mendes Nacarato, publicado no Bolema, tem como objetivo discutir processos do desenvolvimento do Pensamento Algébrico de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental entrelaçado aos processos de constituição profissional da professora-pesquisadora, que tomou como foco de estudo a pesquisa na/da própria prática e as aprendizagens docente e discentes. A presente discussão faz parte de uma pesquisa de doutorado, de abordagem qualitativa, com apoio financeiro da Capes1. O cenário de investigação pertencia à rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo, uma sala de aula composta por 26 alunos. As reflexões teóricas pautam-se na perspectiva histórico-cultural, nos estudos sobre Pensamento Algébrico e nas narrativas pedagógicas como dispositivo de autoformação e desenvolvimento profissional. Para a análise, apresenta-se uma narrativa pedagógica sobre uma tarefa que aborda uma sequência com padrão recursivo e objetiva a percepção da regularidade e o desenvolvimento de estratégias de generalização. A escrita e a análise narrativa, no contexto da pesquisa na/da própria prática, revelam indícios da constituição profissional da professora, bem como mostram que os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, engajados numa cultura social de sala de aula de Matemática pautada na problematização, foram capazes de generalizar o padrão de sequências por meio da linguagem materna.
Link: https://www.scielo.br/j/bolema/a/67nF8fp497PgSC6nvdLjYgr/
